GELSON BINI
Sem saber de sua dislexia, Gelson trabalhou como livreiro e encontrou na literatura um refúgio. Daí surgiu o projeto Guia de leitura, que circula pelo Estado de Santa Catarina, incentivando o interesse pela leitura através de contações de história com narrativas teatrais. Com o conhecimento da dislexia, quer mais ainda levar aos jovens disléxicos o interesse pela leitura.
2023
GUIA DE LEITURA
Mediador de leitura e narrador de histórias, Gelson Bini, idealizador e responsável pelo projeto Guia de Leitura, atua como promotor da leitura, percorrendo escolas públicas, presídios e eventos culturais. O seu amor pela literatura se dá pela maneira como concebe a palavra como uma instituição que metamorfoseia visões de mundo. Quem entra em contato com uma história recebe um potencial transformador, instaurador de uma magia que se renova cada vez que uma narrativa é ouvida.
.
Oscar D’Ambrosio
.
LITERATURA
POR
GELSON
A leitura entrou na minha vida como refúgio. Trabalhando como livreiro numa livraria em Jaraguá do Sul, me tornei um mediador de leitura, e em seguida, após assumir um setor de literatura infantil, me tornei contador de histórias. Idealizei um projeto intitulado Guia de Leitura, saí da livraria e comecei a circular pelo estado de Santa Catarina atendendo 22 cidades. Naquela época, eu ainda não sabia que era disléxico, mas não tenho dúvida que a dislexia me ajudou nesse processo, tanto na contação de histórias, como na mediação de leitura.