KARIN BEHOCARAY
Karin Behocaray é uma artista disléxica da Argentina que foi diagnosticada quando adulta. Karin sempre se conectou com a arte e gosta de se aventurar com diferentes técnicas. Quando era mais nova, a artista nunca se sentiu confortável no ambiente escolar, por se considerar burra comparada com os seus colegas. Hoje em dia ela se considera autodidata em tudo que faz. Karin está cursando a educação secundária com ajuda de sua psicopedagoga pois o colégio não tem suporte para pessoas com dislexia. Ela já pintou, desenhou, modelou, mas hoje em dia a artista pinta com café ou vinho na maioria dos trabalhos.
2023
"CRUCIFICAÇÃO" DOS DISLÉXICOS
Com a utilização de café, a artista gera uma imagem que a leva a estabelecer uma conversa entre a dislexia e o sofrimento de Cristo. Se, por um lado, existe a analogia das dores dos passos do Filho de Deus com as dificuldades e o preconceito enfrentados por quem é portador do distúrbio; a imagem também aponta para “love” como forma de redenção. A imagem trata o assunto na perspectiva de que olhar o mundo sob uma perspectiva diferente gera ruído e constitui um desafio permanente.
.
Oscar D’Ambrosio
.
DESIGN
POR
KARIN
Sou uma artista disléxica, diagnosticada quando adulta. Sou autodidata em tudo o que faço. Estou fazendo o ensino secundário online, com adaptações da minha psicopedagoga, porque a escola não tem adaptações para disléxicos. Quando fui diagnosticada, percebi porque é que eu pintava, desenhava, modelava, criava novas técnicas, sem ter estudado. Estava sempre a criar ou a desenvolver técnicas ou produtos de vanguarda. Acredito que onde um disléxico põe a mão, põe a sua criatividade. Pinto com café e vinho na maioria dos meus trabalhos. Tenho com os meus filhos um café decorado com paredes alusivas à dislexia, e toda a arte que crio, crio como uma extensão da minha dislexia.