top of page

JULIEN VILLENEUVE

Julien Villeneuve é um artista sensorial e designer, seu trabalho nos mergulha no universo como ele o percebe através de diferentes mídias, trabalhando com moda através de têxteis próprios, performances, vídeos e som.
Vivendo em Montreal, Canadá, tem sua percepção de mundo influenciada pela dislexia e busca em seu trabalho o encontro entre caos e estrutura, ampliando o diálogo sobre dislexia e neurodiversidade.

Ele deseja abrir essa fronteira para permitir a todos uma melhor compreensão de seus problemas.

Para isso, ele tenta desenvolver novos métodos inclusivos de expressão com um objetivo: ampliar o diálogo.

obra1-julien.jpg

2022
HOMME PORTANT LA VIE

O vídeo apresentado nesta exposição apresenta movimentos que sugerem encontros e desencontros que metaforizam as relações humanas.

A fragilidade das relações entre as pessoas se faz presente não só na dinâmica do caminhar pela vida, mas na maneira como corpos dialogam entre si, buscando uma completude talvez impossível de ser alcançada.

As texturas e cores das vestimentas utilizadas - e a sua conversa com o espaço - fortalecem a discussão de aproximações e diferenças que estão além de questões raciais e de gênero. O branco do cenário e o nascimento de um mundo sugerido na coreografia faz refletir sobre as maneiras como cada um de nós cuida de si mesmo, dos seus semelhantes e do próprio planeta

.

Oscar D’Ambrosio

.

📷 Imagem no espaço branco

Modelo | Nicholas Bellefleur / Chad Erick Concepcion

Imagem | Charles Vary

.

📷 Imagem com esfera e acessório azul

Modelo | Roman Uzual  /Nick Desilus

Imagem | Charles Vary

.

📷 Imagem do artista | Océane Auclair

.

PERFORMANCE & MODA

POR
JULIEN

Essa exposição me permite ter mais visibilidade e ter um impacto mais forte, pois quero aumentar a conscientização no mundo da arte, através das minhas criações de roupas, sobre temas como neurodiversidade e inclusão.

Quero fazer as pessoas falarem do meu trabalho, abrir mais portas para a inclusão social, ampliar ou até mesmo remover certas fronteiras e, assim, conscientizar sobre assuntos cada vez mais presentes em nosso mundo.

Quero destacar o trabalho manual dentro da indústria da arte, é muito importante para mim associá-lo, continuar a fazê-lo viver e não deixá-lo cair no esquecimento.

produção-julien.jpg
bottom of page