KIM PERCY
Kim Percy é uma artista multidisciplinar da Austrália, com mais de 30 anos de trajetória nas artes visuais, atuando também como docente universitária e pesquisadora. Seu trabalho recente veste o eixo conceitual da dislexia —diagnosticada tardiamente— explorando como essa condição influencia percepções visuais, padrões espaciais, consciência narrativa e o mascaramento social da pessoa neurodiversa. Em exposições como Visualising the Invisible (2025) e Diverse Elements (2023), ela mistura pintura, fotografia, mídia digital, vídeo e realidade aumentada, buscando tornar visíveis os efeitos invisíveis do neurodiverso, ao mesmo tempo em que problematiza identidade pessoal, invisibilidade social e o impacto de viver ocultando aspectos de si mesma. Percy também participa de festivais de arte de prestígio, já foi finalista em prêmios relevantes como o Bowness Photographic Prize, e atua em projetos que integram arte, curadoria e meio ambiente, ressaltando o compromisso com questões sociais além do estético.
@KIMPERCYARTIST

2024
HIDING IN PLAIN SIGHT
O trabalho intitulado “Hiding In Plain Sight” integra a série “The Mask vs The Real Thing”, exibida na Ballarat Foto Biennale, Austrália. Assim como o vídeo, traz questões visuais conectadas com a percepção de se sentir em desarmonia com o mundo ao redor. Existe uma identidade e coerência nos trabalhos na direção de desenvolver um pensamento que evidencia como ser disléxico está muito além de dificuldades de ler e escrever dentro dos parâmetros tradicionais. A questão é colocada na perspectiva de perceber o mundo sob uma consciência visual diferente em que o mundo não seja dividido entre “nós" e “eles”, o que permite a prevalência de valores de integração.
.
Oscar D’Ambrosio
.
ARTES VISUAIS
2025
NEW INVENTION | SILENT DISCO
O trabalho discute como uma pessoa pode parecer calma e controlada por fora, embora seja descontrolada por dentro. O conceito trabalha, portanto, com todo tipo de máscara da sociedade, nos seus mais diversos aspectos. A utilização da Realidade Aumentada integra a pesquisa da série The Real Thing, que busca utilizar novas tecnologias para transmitir visualmente respostas emocionais dentro de uma sociedade em que as máscaras são continuamente usadas em questões sociais, econômicas, afetivas e comportamentais, envolvendo também questões relacionadas com jogos de poder e todo tipo de preconceito.
.
Oscar D’Ambrosio
.
ARTES VISUAIS


POR
KIM PERCY
A dislexia é mais do que apenas ler e escrever, também é sobre a forma como percebo o mundo.
