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LÉO SERAFIM

Léo sempre gostou de desenhar, de criar novos mundos, novas perspectivas, mas desistiu do desenho quase ao mesmo tempo que desistiu da escola. Depois de um tempo, ao redor dos 30 anos, voltou a estudar muito como autodidata e se assumiu como artista. A dislexia foi “descoberta” pouco tempo depois e entende que ela influência de forma extremamente positiva o seu trabalho.

@LEOSERAFIMART

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2023
RIO

A imagem proposta do Rio de Janeiro é diferente. As formas trazem uma estilização que leva a pensar a cidade de novas maneiras. Está ali o Cristo Redentor e outros ícones reconhecíveis, mas, acima de tudo, há um espírito de liberdade visual. Tudo é permitido na arte. Isso constitui o fascínio de criar. Ele permite tudo. Plasticamente, a mulher sozinha junto à praia é o grande momento. Oferece a capacidade de pensar sobre como, em última análise, todo estão, de alguma maneira, isolados na jornada da existência.

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Oscar D’Ambrosio

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ARTES VISUAIS

2024

ENTRE NÓS

O jogo visual e de sentidos entre dois tipos de “nós” (o pronome pessoal da primeira pessoa do plural; e o entrelaçamento de linhas) torna a imagem um universo a ser desvendado pelo observador atento. As crianças, o gato e o pássaro se conectam, mas a visualidade proposta se fundamenta também em outras formas de instaurar dinâmicas estéticas, como ocorre no movimento sugerido pelas curvas nas paredes, onde há um esperançoso sol. O ambiente é ainda banhado por uma luminosidade que entra pela janela, conectando os personagens harmonicamente com o mundo exterior.

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Oscar D'Ambrosio

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ARTES VISUAIS

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2025
PREGO NA SANDÁLIA

O conceito de utilizar um prego na tirinha do chinelo para que ele continue a ser usado está no universo qu se costuma chamar de “estética da gambiarra”, algo bem brasileiro no sentido ser uma forma de expressão criativa que surge da necessidade de encontrar soluções improvisadas e inventivas diante da falta de recursos ou de alternativas padronizadas. Trata-se, portanto, de uma valorização da adaptação, a recombinação de materiais e a solução de problemas de maneira não convencional, o que se conecta com a maneira como neurodivergentes podem dialogar com o mundo.

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Oscar D'Ambrosio

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ARTES VISUAIS

Ouça o texto - Léo

POR

LEO

Amo o que faço e fico muito feliz em saber que tem pessoas que são disléxicas e atuam nesse campo da comunicação e conscientização, e em todos os outros campos. A dislexia só foi um problema pra mim quando eu não sabia que ela existia. Mas ser disléxico não me impediu de aprender o que amo, acho até que me ajudou.

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