top of page

MONICA MENDES

Monica é nascida em Belo Horizonte/MG mas se divide entre a capital mineira e  Miami/USA.
Sua infância foi cercada de pessoas que precisavam ainda mais de atenção, como por exemplo, seus irmão com uma dislexia bem mais severa que a sua, com isso cresceu se resolvendo sozinha.
Somente em 2016 resolveu tornar a arte o ponto central de sua carreira, fazendo um mestrado na área, desde então, foca sua pintura na gente brasileira, sempre que possível alertando para os preconceitos e injustiças sociais.

obra1-monica.jpg

2022
ACHIEVEMENT

Como resposta ao texto que acompanha curta metragem UN[BOX]ED, “Quando retiramos as camadas - quem decide quem realmente somos e quem cria a caixa que tantas vezes nos dizem que nos encaixamos?”, a artista Monica Mendes, na tentativa de se reinventar e entender suas limitações, mostra, nestas duas pinturas, como decidiu tornar seu sonho uma realidade, “saindo da caixa” para se tornar uma artista visual.

Para ilustrar essa trajetória, a artista, na apresentação de sua tese final do mestrado em Belas Artes, na Academy of Art University, em São Francisco, realizou a série “Self-Identity”.

Nela, traz, por meio de personagens importantes de sua vida, seus medos e alegrias enquanto enfrentava as mudanças de paradigmas de sua vida. Na segunda obra, “Achievement”, que integra uma serie de 11 pinturas, Monica se retrata imersa, trabalhando em seu ateliê, em uma espécie de reflexo da primeira obra do conjunto, “Inspiration”, que retrata a sua primeira influência, a avó. Esse espelhamento entre as duas obras insinua também a dificuldade com o aprendizado enquanto aprendia a ler e a escrever. “Self-Identity, primeira série da artista, significa, portanto, literalmente a liberdade que Monica procurava e, ao mesmo tempo, representa sua responsabilidade ao tomar sua vida em suas próprias mãos.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ARTES VISUAIS

2023
ALMA DO MUNDO

O universo de comunidades urbanas é tratado com a presença de um círculo que surge, na parte superior, em preto; e, na inferior, em branco. Esse jogo visual da imagem indicia o diálogo entre a claridade do céu e a escuridão das trevas. Não se trata de uma dicotomia simplista, mas de uma complexidade simbólica que relativiza o pensar e o viver o cotidiano das periferias brasileiras.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ARTES VISUAIS

Monica Mendes Obra.jpg
produção - monica.jpg

POR
MONICA

Pinto meu entorno e a gente brasileira, alertando contra preconceitos e injustiças sociais. Opto por criar, de
forma figurativa e/ou realista, imagens feitas com tinta a óleo sobre linho ou mídia mista sobre papelão que
possam contribuir para a construção de uma sociedade melhor.

bottom of page