top of page

PIGSY

Ciarán é arquiteto em Dublin, Irlanda, cidade onde nasceu e onde, por causa da dislexia, passou por todas as escolas de língua irlandesa.
Sob o nome de Pigsy se coloca como artista, trazendo elementos do arquiteto para suas obras expressionistas, sem as limitações da arquitetura, há mais de 20 anos, um processo que começou nos corredores das escolas, em suas longas esperas fora da sala de aula.
Sua pintura, comumente autobiográfica, expressa o que se passa em sua cabeça, mostrando a frustração e ao mesmo tempo o fascínio que tem sobre as letras.

obra2-pigsy.jpg

2022
CRIPTO CLAST & OTHERS

Irlandês de Dublin, Pigsy (nome artístico de Ciarán McCoy) trabalha cm uma linguagem visual caracterizada pelas pontes entre o grafite e uma estética que pode ser considerada neoexpressionista pela maneira como constrói as suas imagens, com uma gestualidade visceral.
Trata-se de uma linguagem espontânea que inclui elementos visuais da arte urbana e não tem a preocupação de camuflar erros da norma ortográfica oriundos da dislexia.

O artista se dá a liberdade de superar quaisquer inibições em nome de construções plásticas que provêm da maneira como ele vê e sente o mundo.

Há muito de espontaneidade e rapidez de uma poética própria que atinge uma comunicação direta e intensa com o observador.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ARTES VISUAIS

POR
CIARÁN

Fui a todas escolas irlandesas de primeiro e segundo grau na cidade.

Ser disléxico trouxe desafios na aprendizagem, que me fizeram ir de escola em escola noturna pela maior parte da minha juventude acadêmica. Foi nessas aulas extras que comecei a me expressar artisticamente, enquanto esperava no corredor eu desenhava nos quadros negros da escola para colocar para fora minha frustração de ter que fazer aulas extras.

produção - pigsy.png
bottom of page