ROSENI KURÁNYI
Roseni mora em Petrópolis/RJ e conta que só descobriu a dislexia aos 40 anos, já uma escritora premiada. Conta também que durante seu período de escola conviveu com dificuldades de leitura e escrita que a fizeram repetir o 7º ano por quatro vezes.
Foi em um período na Alemanha que iniciou um diário, e se lembrando das histórias que o pai lhe contava, se inspirou a escrever, principalmente para crianças, seu maior público.
.
2022
A OVELHA NEGRA
A literatura é uma interpretação do mundo a nos indagar permanentemente o que fomos, somos e podemos ser.
A autora traz, em seu trabalho, o fundamental conceito de entender a criatividade como um universo amplo e lúdico em que as invisibilidades históricas e cotidianas ganham um papel de protagonismo. Nesse aspecto, torna-se muito importante sentir e ver como qualquer tipo de preconceito, nas mais variadas esferas, pode ser levado aos mais diversos públicos pela ótica da escrita criativa, seja na forma de depoimento ou de metáfora.
O essencial é que o espaço da escrita seja o de continuamente pensar a existência de maneira renovada dentro de uma óptica livre e libertária, em que absolutamente tudo possa ser revisitado, repensado e questionado.
.
Oscar D’Ambrosio
,
LITERATURA
POR
ROSENI
Eu me sentia burra e então não tive mais como continuar (no colégio). Não entendia o que havia de errado comigo. Na contramão, minha mente era capaz de fantasiar situações e histórias com uma enorme riqueza de detalhes. Ficava sem entender como duas coisas tão contrárias aconteciam na minha cabeça ao mesmo tempo.