VANIA CÁUS
Vania Cáus é escultora do Espírito Santo e foi através da arte, especialmente da linguagem do mosaico com referências no trabalho do espanhol Gaudí, que ela consegue entender e se relacionar com o mundo.
2022
PANELEIRAS
De origem indígena, o ofício das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, ES, é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O local mantém a tradição, que passa das mães para as filhas e netas, da técnica de transformar o barro em panelas, que dispensam o torno e o forno, sendo modeladas à mão, com queima realizada a céu aberto.
Pela linguagem do mosaico, Vania Cáus criou um monumento, premiado em edital da Prefeitura Municipal de Vitória com recursos do FUNCULTURA por meio da Lei Aldir Blanc, que homenageia a atividade, focando o ancestral modo de fazer as panelas e o protagonismo dessas mulheres em relação à atividade.
.
Oscar D’Ambrosio
.
ESCULTURA
2023
AMAR SE APRENDE AMANDO
As artes são uma maneira de se comunicar com o mundo por meio de imagens. A técnica do mosaico constitui a forma pela qual surgem representações como Iemanjá ou o Espírito Santo dentro de uma perspectiva que torna cada obra o resultado de uma concepção plástica em que a composição e o diálogo entre as cores traz conceitos de equilíbrio, paz e harmonia que valorizam o resultado final como uma expressão de um sentimento permanentemente renovador de dialogar consigo mesmo, com a sociedade e com o universo.
.
Oscar D’Ambrosio
.
MOSAICO
POR
VANIA
Através da arte, sobretudo da linguagem do mosaico, eu consigo compreender melhor o mundo e dar as respostas que ele pede.