top of page

VANIA CÁUS

Vania Cáus é escultora do Espírito Santo e foi através da arte, especialmente da linguagem do mosaico com referências no trabalho do espanhol Gaudí, que ela consegue entender e se relacionar com o mundo.

obra1-vania.jpg

2022
PANELEIRAS

De origem indígena, o ofício das Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória, ES, é reconhecido como patrimônio imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional  (Iphan). O local mantém a tradição, que passa das mães para as filhas e netas, da técnica de transformar o barro em panelas, que dispensam o torno e o forno, sendo modeladas à mão, com queima realizada a céu aberto.

Pela linguagem do mosaico, Vania Cáus criou um monumento, premiado em edital da Prefeitura Municipal de Vitória com recursos do FUNCULTURA por meio da Lei Aldir Blanc, que homenageia a atividade, focando o ancestral modo de fazer as panelas e o protagonismo dessas mulheres em relação à atividade.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ESCULTURA

POR
VANIA

Através da arte, sobretudo da linguagem do mosaico, eu consigo compreender melhor o mundo e dar as respostas que ele pede.

produção - vania.jpg
bottom of page