ADRIANA MARTINEZ MONTANHEIRO
Adriana Martinez é artista plástica, ilustradora de moda e estilista. É professora efetiva do curso de Bacharelado em Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina, e coordenadora e criadora do Programa de Extensão Modarte também da UDESC. Seus trabalhos percorrem as artes plásticas, mesclam-se com a moda e chegam até o figurino cênico e o design de objetos.
Para Adriana, o que a motiva como artista é “a possibilidade de expressar-me, traduzir meus pensamentos, imagens que me atraem, meus sonhos, questionamentos, as partes da minha história de vida que me trazem angústias, assim como também alegrias.”
2020
HOJE É DIA DE MARIAS
Hoje é Dia das Marias (2012) foi o nome dado a coleção de camisas inspiradas nos figurinos da minissérie Hoje é dia de Maria (2004), de Luis Fernando Carvalho. Propondo criar aproximações entre a moda e as artes, por meio de trajes e figurinos com foco na Arte Vestível e na Arte Viva, dez camisas masculinas foram descosturadas e reconstruídas como camisas femininas. Além disso, foram tingidas com matérias-primas naturais, como café e diferentes tipos de chás, e adornadas com botões, aviamentos, restos de tecido e rendas reaproveitadas. Cada camisa representa um personagem da série, que por sua vez faz alusão às problemáticas presentes no universo feminino.
Este projeto foi desenvolvido para o Programa de Extensão Modarte, da UDESC, e faz parte também das dissertação de mestrado e tese de doutorado de Adriana.
.
Luisa Venturelli
.
MODA
2021
CASCAS
As obras da série “Cascas”, de Adriana Martinez, feitas em tecido e pintura, podem ser vestidas. São, portanto “wearable art” intituladas “Amazônia em Cinzas”, “Amazônia Viva” e “Amazônia em Metamorfose “, inspiradas nas árvores da floresta. Levam a uma reflexão de como a região se sente ao ser queimada, como é possível renascer e à potencialidade das transformações, pois, em última análise, é disso que se trata a vida: uma sequência de mudanças constantes e raramente na mesma direção. Artista plástica e professora universitária, Adriana, apresenta grande dificuldade em memorizar números e efetuar equações matemáticas, entre outras características. Realiza obras nas áreas de pintura, wearable art, como no presente caso, desenho e ilustração, desenvolvendo ainda pesquisas sobre figurino.
.
Oscar D'Ambrosio
.
ARTES VISUAIS
POR
ADRIANA
Sempre tive muitos problemas com matemática, não memorizo de forma alguma números e tenho dificuldade de guardar o que leio; sou péssima em guardar nomes e fico super confusa com tecnologia. Porém, tenho uma boa memória visual, então sempre usei das cores e dos desenhos pra memorizar o for preciso.
Minha imaginação sempre foi o meu melhor refúgio, nunca paro de criar. As vezes isso até me atordoa: quando pequena diziam que eu era vagal… Eu não me concentrava, só me interessava por desenhar e pintar. Gostava muito de história também.