AMANDA HRYSYK
Amanda Beatriz Hrysyk nasceu em Pitanga-PR e atualmente vive no interior de São Paulo. Ela cresceu em meio aos livros, e, tamanha a sua sensibilidade, se encontrou na poesia já na infância, aos sete anos. Hoje caminha para ser professora de Literatura.
2020
RESSIGNIFICADO RIMADO
Ressignificado Rimado (2020) é uma série de cinco poesias que abordam como tema as falas e apelidos que pessoas com dislexia crescem ouvindo, ressignificando-os. Essa série celebra a unicidade dos artistas com dislexia.
.
Luisa Venturelli
.
POESIA
POR
AMANDA
Quando eu escrevo poesia, ela me descreve. É lida e é escrita, na lida e na conquista. Cada traço é um desabafo e cada linha, vida minha. A arte e a dislexia caminham de mãos dadas, me comuniquei por ela antes mesmo das palavras. A dislexia tem muito pra falar e a arte muito à expressar. Quando isso se encontra, a obra vem pronta. Pela dislexia tenho olhos de poesia. É para mim como um presente, eu vejo e sou vista diferente. Não sei onde ela termina e eu começo, somos uma. Eu só sou eu porque sou ela. Nesse nó, nós nos temos. Às vezes, me confunde, me embaralha... fico de mau. Mas logo me faz rir e me faz rima. Bandeira de paz! Não procuro cura, nem conserto. Doente eu estaria se quisesse ser igual. Quebrada eu estaria se quisesse ser normal. Quanto mais chego perto de minha realidade particular, mais os versos começam a se montar. Fui crescendo com essa narrativa, poesia é minha língua nativa. Perceba como vai acontecendo! No final, isso acabou sendo.