top of page

MARAMGONÍ

O pintor paulistano, que hoje baseia seu trabalho em tinta acrílica sobre tela, tendo como base fotografias antigas e livros de história.

Embora só tenha descoberto a dislexia aos 36 anos, já um artista renomado, o conhecimento o libertou, trazendo compreensão sobre as dificuldades vividas e a importância da arte, que o permitiu caminhar sem medo.

Composição Paulistana 100x200cm - Maramgoní.jpg

2021
COMPOSIÇÃO PAULISTANA

O artista pinta desde os nove anos e, disléxico, encontrou na arte um passaporte para o mundo. A sua relação visceral com as tintas e a tela leva a resultados plásticos instigantes. A sua técnica, como mostra “Composição Paulistana”, é balizada no conhecimento dos cânones do academicismo, como conceitos de luz e sombra e diálogo entre as cores, somada a uma pesquisa autodidata desde o primeiro contato com a pintura. Suas visões urbanas se caracterizam por um fazer que leva em conta princípios de arquitetura, como perspectiva e continuidade das linhas, que encontra nos efeitos de luz uma linguagem própria e diferenciada. As suas cidades são particulares, porque reconhecíveis por algumas referências, mas universais pela atmosfera obtida graças ao estilo da pincelada. O essencial deixa de ser o que se pinta para se observar atentamente como isso é pintado.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ARTES VISUAIS

2022
HAPPY HOUR

Ao representar um grupo de amigos em um happy hour nos anos 1940, a obra traz elementos de reflexão. Um deles é a maneira como a luz é trabalhada, instaurando um universo misterioso, como se a cena tivesse algo de proibido. Um indício dessa sugestão pode ser encontrado no fato de o local ter apenas homens como clientes, mas a atendente é uma mulher.

A cena urbana, embora interna, reforça esse tipo de conotação devido ao quadro que está na parede, uma mulher nua que dialoga, pela composição e pela forma com pinturas mais acadêmicas que aludem ao corpo feminino como um espaço do desejo, muitas vezes mais idealizado que realizado.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ARTES VISUAIS

obra-maramgoni.png
Maramgoní obra.jpg

2023
IRLANDA - DUBLIN ANOS 40

A maneira de lidar com a luz no espaço pictórico é o principal elemento diferenciador do artista. Seja qual for a cena retratada, existe a criação de uma atmosfera peculiar. Quem são essas pessoas? Para onde vão? Para onde olham? A cena instaura um clima de mistério fundamentada nos olhares dos personagens e nas tonalidades. Assim, por meio de um fazer técnico aprimorado, o observador é levado para uma reflexão sobre as possibilidades da arte de criar mundo fascinantes.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ARTES VISUAIS

2024
REALEJO

A arte surge de dois movimentos complementares. De um lado, está a relação do artista com o mundo, ou seja, a maneira como ele se relaciona com a sociedade e como a interpreta em suas criações. De outro, a forma como ele interage com si mesmo, buscando explorar as suas potencialidades criativas. Em ambos os aspectos, a obra de Maramgoní encontra soluções próprias. Quando apesenta, em sua técnica cuidadosamente elaborada. com ênfase nos claros e escuros, um tocador de realejo, evoca um passado em que as relações entre as pessoas eram mais diretas, menos mediadas pelos meios de comunicação e mídias sociais.

.

Oscar D’Ambrosio

.

ARTES VISUAIS

O Realejo -100x150 cm.jpg
produção - maramgoni.jpg

POR
MARAMGONÍ

Pinto desde os 9 anos, sou disléxico e a arte me salvou.

bottom of page