MARCEL ANGELO
Marcel Ângelo é escritor e professor de História em Florianópolis cuja produção literária e poética é marcada pela dislexia e pelo TDAH, condições que influenciam seu modo de lidar com a linguagem.
Em obras como Devaneio, utiliza formas tradicionais da poesia — soneto, cordel, métricas e ritmos — também na prosa, criando textos que buscam fluidez a partir do caos. Transformou o apelido “Dislexo”, recebido na adolescência, em identidade artística, afirmando a neurodivergência como potência criativa e não como limitação
@PROF.MARCELANGELO

2025
DEVANEIO
Estado mental definido como um fluxo de pensamentos e imaginação que se desvia da atenção focada na realidade presente para vivenciar um “sonhar acordado”, o devaneio consiste em um mergulho em fantasias e pensamentos muitas vezes desencadeados por estímulos do ambiente ou memórias. Por isso, surge como um universo de palavras em que a fragmentação se torna essencial nas idas e vindas de um fluxo da consciência que traz ao leitor uma visão de mundo entremeada de conotações em que os pedaços são articulados de maneira pessoal para a construção de um todo potente e significado em sua maneira de olhar para o que se costuma chamar de realidade.
.
Oscar D’Ambrosio | @oscardambrosioinsta
POR
MARCEL
Tem gente que me conhece por disléxico, e não sabe meu nome ainda.

